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Hospital Tacchini apresenta resultados positivos com a utilização do sistema Flowfast

Atualizado: 8 de fev.

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, em parceria com a XCape, configurou o Flowfast de forma a agilizar o atendimento de urgência e emergência prestado ao paciente com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Chamada de Protocolo da Dor Torácica, a ferramenta, disponível na instituição desde setembro de 2018, é capaz de monitorar todo o atendimento. Isso inclui desde a chegada ao Pronto Socorro, passando pela estabilização dos sinais vitais, bem como a realização do exame de eletrocardiograma e, se necessário, o envio ao serviço de hemodinâmica. De setembro a fevereiro, a instituição atendeu 368 pacientes com a nova ferramenta.

De acordo com o Tacchini, um dos fatores que contribuíram para a diminuição no tempo de atendimento está no fato de todos os integrantes da equipe assistencial terem passado por sensibilização quanto a importância de um atendimento ágil e seguro, além de terem sido capacitados para o uso da nova tecnologia, onde todos ‘falam a mesma linguagem’, contribuindo assim para um atendimento rápido, dinâmico e seguro ao paciente.

O cardiologista De Gasperi salienta a otimização para o atendimento que a ferramenta possibilita. “No momento da chegada do paciente ao pronto-socorro, conforme suas queixas e preenchendo alguns critérios, ele é cadastrado no protocolo de IAM. Para isso, usamos tablets próprios do protocolo, onde inicialmente o eletrocardiograma deste paciente é interpretado pelo emergencista de plantão em até 10 minutos. Caso estivermos diante de um paciente onde o eletrocardiograma e os dados clínicos evidenciem um infarto com necessidade de acionamento da hemodinâmica em caráter de urgência, o dispositivo permite o envio de SMS para a equipe cadastrada no dia”, detalha o chefe do Departamento de Hemodinâmica.

De acordo com De Gasperi, o Protocolo da Dor Torácica, além de agilizar o processo do atendimento, permite gerenciar o tempo de todas as etapas dentro da instituição, oportunizando otimizar o atendimento em todos os setores envolvidos e corrigir possíveis falhas existentes.
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